IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático

 Liguem-se a nós no  facebook - LACPS

 
 
Foi criado em 2012 para o desenvolvimento de investigação e realização de trabalhos de arqueologia e conservação de património subaquático.
Neste sentido, propõem-se a desenvolver estudos, pesquisas e intervenções, quer no âmbito da investigação académica ou na prestações de serviços, desde cartas arqueológicas; projetos de gestão e educação patrimonial; prospeções, acompanhamentos e intervenções de escavação arqueológica; estudos de laboratório e conservação, neste caso de materiais provenientes de meios húmidos; estudos de conservação in situ de estruturas subaquáticas ou de meios húmidos; consultadoria técnica e científica terrestre e subaquática.

Tem na sua estratégia de ação uma política de proximidade elevada com a população regional, desenvolvendo investigação e auxiliando a sociedade na consciencialização cívica direcionada para a preservação do património e criação de valor. 

Está sediado no concelho de Alvaiázere, servindo como aglutinador e convergências de pesquisas e trabalhos de estudo na área da Arqueologia e na área da Conservação do Património Subaquático nacional.  

Na área da Arqueologia abraça todo o tipo de trabalhos e propostas do foro do conhecimento, gestão de dados e conversão para a sociedade, seja de âmbito terrestre ou subaquático. 

Como vínculo possui relação com outras instituições, onde desenvolve parcerias de trabalho, em rede, que estão definidas por protocolos ou colaborações, dando apoio à componente pedagógica de aulas de cursos associados à área e investigação.  

Integra uma forte valência na criação de valor científico, de investigação direta em gabinete, laboratório e campo, no estudo de novas metodologias e aplicação tecnológica e processos de consciencialização social para a salvaguarda do património cultural, mantendo, nestes casos, uma relação sempre próxima com associações. 

Na componente de apoio pedagógico o laboratório está aberto à circulação de alunos nacionais e internacionais e integração de estágios, oferecendo, neste último caso, condições de fixação logística a alunos deslocados (alojamento com as condições necessárias no interior do próprio laboratório) para que temporariamente possam desenvolver os seus projetos de investigação ou pesquisa académica. A receção de estagiários está aberta a todas as instituições que colaboram em parceria com o LABACPS-IPT, nacionais ou internacionais, na área de desenvolvimento científico e tecnológico.

 
Responsável Laboratório desde 2012: (alexfiga@ipt.pt)


Alexandra Figueiredo, Responsável

 

Para cumprir sua finalidade visa:

· Incentivar a conceção e execução de projetos com a participação de comunidades locais, bem como promover projetos de musealização e exposições temáticas de coleções arqueológicas terrestres ou de ambientes húmidos;

· Incentivar, apoiar e promover políticas públicas de proteção aos sítios arqueológicos;

· Promover uma política de gestão imediata de sítios, meios e bens arqueológicos,

· Captar recursos para a realização de projetos, pesquisas, exposições, ações, eventos ou atividades de educação ou de valorização e preservação do património, com relação à sociedade e à comunidade científica.

· Promover a divulgação científica, para a comunidade académica, fomentando a publicação e ampla circulação dos resultados numa disseminação entre pares.

· Realizar investigação, dando apoio aos investigadores internos do IPT e esxternos, com interesse em desenvolver atividades associadas ao Laboratório, quer garantindo apoio logístico e estrutural, quer na troca de valências entre colaboradores.

· Desenvolver prestações de serviços no âmbito do património arqueológico ou da conservação e restauro do património subaquático.

· Possui ainda como pretensão dar suporte teórico-prático de consultadoria e apoio técnico e logístico, quer a nível nacional, quer internacional, nas seguintes vertentes:

o Trabalhos efetuados pelos docentes do IPT no contexto da sua formação (Mestrados e Doutoramentos) ou de trabalhos de investigação;

o Trabalhos desenvolvidos por alunos do IPT que envolvam competências técnicas aplicadas ao estudo e salvaguarda do património, quer a nível de projetos de disciplinas dos seus cursos, quer a nível de trabalhos de fim de curso ou de formação pós-graduada;

o Desenvolvimento de investigação ou prestações de serviço enquadrado em parcerias entre o IPT e outras instituições públicas.

o Desenvolvimento de investigação ou prestações de serviço enquadrado em parcerias entre o IPT e o tecido empresarial e industrial.

o Desenvolvimento de investigação ou prestações de serviço enquadrado em parcerias entre o IPT e associações de investigação ou culturais.

 
 
São elementos integrantes e colaborantes do LACPS:
 

Alexandra Figueiredo Instituto Politécnico de Tomar, Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, Centro de Ciências Históricas, Universidade Autónoma Lisboa, Doutorada em Arqueologia e Pré-história.

Silvério Figueiredo Instituto Politécnico de Tomar, Centro de Geociências, Universidade de Coimbra, Doutorado em Paleontologia.

Gonçalo Leite Velho Instituto Politécnico de Tomar, Doutorado em Arqueologia e Pré-história.

Fernando Coimbra Centro de Geociências, Universidade de Coimbra, Doutorado em Arte Pré-histórica.

Luis Santos Instituto Politécnico de Tomar, Doutorado em Biologia

Rui Gonçalves Instituto Politécnico de Tomar, Doutorado, Geofísica

-------

· Cláudio Monteiro Doutorado em Arqueologia - Conservação de Materiais Subaquáticos, CAAPortugal, Centro de Ciências Históricas da Universidade Autónoma de Lisboa

· Anderson Tognoli, Universidade de São Paulo (Brasil) - Doutorando em Arqueologia - Zooarqueologia

· Paula Marques - Mestre, Diretora do Museu Municipal de Alvaiázere

· Rodrigo Aguiar - Universidade Federal de Grande Dourados

· Rodrigo Pinto - Mestre em Antropologia, Museu Municipal de Santos Rocha

· José Manuel Rolão - Doutorado, Univerisdade Autónoma de Lisboa

· Adolfo Silveira Martins - Doutorado em Arquelogia Naval, Universidade Autónoma de Lisboa

· Deisi Farias (Docente USSC - Grupep Doutorada em Arqueologia)

· Carlos Esquetim, Mestre em História, Património e Arqueologia, Doutorando em História, Centro de Ciências Históricas, Universidade Autónoma de Lisboa

· Sandra Peliano Pós-graduada em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial - CAAPortugal

· Alexandre Peixe Mestre em Técnicas de Arqueologia, CAAPortugal

· Flávio Biscaia Pós-graduado em Arqueologia Subaquática, CAAPortugal

· Daivisson Santos Pós-graduado em Arqueologia Subaquática e Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

· Sónia Simões (Arqueóloga pela Universidade de Coimbra)

 . Miguel Martins Doutorado, Arqueólogo, Centro de Investigação

. Augusto Ferreira, Antropólogo, Ambigrama

. Daniel Alves, Antropologo, Ambigrama


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


Morada
Centro de Arqueologia Laboratorial
LACPS.IPT
R. Cesário Neves,
Antiga escola primária
Junto à GNR (Alvaiázere)

Telefone - 00351 249382100
E-mail - alexfiga@ipt.pt
Gabinete - Alvaiázere - Centro de Arqueologia Laboratorial - LACPS.IPT, R. Cesário Neves, antiga escola primária. - Tomar - Campus
 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado