Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
8 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 10,0 T + 25,0 TP + 12,0 S , Cód. 929911.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel da Rocha Brito  (2)
- Ana Isabel Loureiro de Sousa Virgolino Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1) Identificar os diferentes tipos de métodos e técnicas de investigação em Gestão de Recursos Humanos; 2) Selecionar as estratégias metodológicas mais adequadas em função dos objetivos da investigação; 3) Recolher, tratar e interpretar informação empírica de natureza quantitativa e qualitativa.
ODS 4, 5, e 8.
Programa
          Processos fundamentais de investigação:
 Fases de investigação
 Revisão de literatura
 Formulação do problema
 Definição de objectivos de investigação
 Concetualização das variáveis e das suas relações
Recolha de Dados:
 Técnicas de recolha de dados
 Tratamento de informação secundária
 Investigação em ambiente organizacional
Análise de Dados:
 Escolha das técnicas de análise de dados
Comunicação:
 Organização, redação e apresentação do relatório
Ética em investigação: 
 Análise crítica de trabalhos de investigação.
Metodologia de avaliação
          Cada mestrando deverá elaborar a primeira versão do projeto da sua dissertação ou projeto de mestrado (100% da nota).
Bibliografia
          - Bryman, A.  e Bell, E. (2011). Business research methods. New York:  Oxford University Press
- Buchanan, D.  e Bryman, A. (2011). The SAGE: Handbook or organizational research methods. London, England:  Sage
- Creswell, J. (2022). Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. (Vol. 4th Edition). Estados Unidos :  SAGE Publications, Inc
- Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics - 8ª Edição. Lisboa:  ReportNumber
- Ruas,  . (2022). Manual de Metodologias de Investigação  Como Fazer Propostas de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses. Lisboa::  Escolar Editora.
- Yin, R. (2009). Case study research: design and methods. London, England:  Sage
Método de Ensino
          A promoção de aulas mais participativas fornece novas ferramentas para as práticas de colaboração entre profissionais de acordo com os diferentes contextos de intervenção.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº245 de 24/09/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















