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Fotografia

A Imagem Pensada e a Imagem Representada

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2435/2023 de 17/02/2023

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 5,0 OT , Cód. 964580.

Docente(s)
- Miguel Novais Jasmins Rodrigues (1)(2)
- Gonçalo Cardoso Leite Velho (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
a) Desenvolver uma crítica do sujeito e sua representação;
a1) Compreender a articulação entre arte e filosofia na noção de sujeito;
a2) Perceber o papel da Câmara Escura na formação da definição de Sujeito na modernidade;
b) Identificar as relações entre fotografia, pensamento crítico e história da arte;
b1) Perceber o papel da Filosofia e do Pensamento crítico na articulação do sensível;
b2) Estabelecer relações entre representações e raciocínios;
b3) Perceber o papel do aparelho fotográfico na articulação/representação do sensível;
b4) Perceber o papel da sensibilidade na articulação/ representação das ideias;
c) Perceber os conceitos de fragmentação e repetição na desconstrução do sujeito moderno;
c1) Compreender a perda da orientação das grandes narrativas na definição do sujeito;
c2) Perceber o sujeito como objeto de fragmentação;
Instituto Politécnico de Tomar 16-02-2023 pág. 2/4
d) Articular o trabalho pessoal/autoral no contexto dos pontos anteriores
e1) Perceber a partir de que posição se observa o tema do trabalho;
e2) Perceber a relação dessa posição com o dispositivo e o público.

Programa
1 A Câmara Escura como lugar da Representação
1.1 O sujeito como presença na câmara escura
1.2 Distanciamento e Alteridade
1.3 Simulacros e Simulações
2 Perceção de Si na relação Tempo-Espaço-Imagem;
2.1 Modos de presença pré-moderno, moderno e pós-moderno na História de Arte e do Pensamento
2.2 Contemporaneidade e anacronismo
2.3 Os Mapas de Jorge Luís Borges
2.4 Traduzir e Representar
3 Liberdade para pensar, escolhas para representar

Metodologia de avaliação
A metodologia de avaliação é uniforme aplicando-se em todas as épocas de avaliação.
Desenvolve-se com base na assiduidade, na participação e num conjunto de exercícios, partindo dos conteúdos lecionados, que é compilado e revisto como exercício final de articulação dos conteúdos apresentados com o trabalho de projeto dos alunos.
A classificação final é calculada pela ponderação dos seguintes itens de avaliação:
Assiduidade: 10%
Participação: 20%
Exercícios propostos: 40%
Exercício Final: 30%

Bibliografia
- Baudrillard, J. (1991). Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D'Água
- Flusser, V. (1998). Ensaio Sobre a Fotografia - Para uma Filosofia da Técnica. Lisboa: Relógio D'Água
- Panovski, E. (1998). A Perspectiva como Forma Simbólica. Lisboa: Edições 70
- Sontag, S. (2012). Ensaios Sobre Fotografia. Lisboa: Quetzal Editores

Método de Ensino
A - Exposição oral;
B - Discussão de ideias e autores, articulação com trabalhos pessoais;
C - Visionamento e discussão de Imagens;
D - Participação Colaborativa;

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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