Banner gráfico

CRBA - Centro de Gestão e de Reservas de Dados e Bens Arqueológicos

 
Fazem parte da comissão de gestão
 
Alexandra Figueiredo - Coordenação
Fernando Larcher - Âmbito administrativo e legal
Eunice Lopes - Educação Patrimonial
Fernando Coimbra - Arqueologia
Ricardo Triães - Conservação Secos Inorgâncios
Madalena Larcher - Documentação
Cláudio Monteiro - CAAPortugal (colaboração) - Conservação de Arquivos, Documentação Antiga e Materiais Húmidos 


Alexandra Figueiredo, Diretor

Centro de Gestão e Reserva de Dados e Bens Arqueológicos

Criado em 2023, o Centro de Gestão e Reserva de Dados e Bens Arqueológicos (CRBA) tem como missão servir a comunidade científica e a sociedade em geral, assegurando a salvaguarda, conservação e gestão responsável de bens arqueológicos e respetivos dados associados. O Centro acolhe materiais e informação submetidos para integração na reserva arqueológica, garantindo o seu tratamento técnico, documentação adequada e preservação a longo prazo.

O CRBA tem igualmente como objetivo apoiar alunos, investigadores e profissionais da área da arqueologia e disciplinas afins, prestando auxílio na organização de coleções arqueológicas, no tratamento e normalização de dados, bem como na implementação e utilização de sistemas de informação adequados à gestão do património arqueológico. Neste âmbito, o Centro promove e facilita o desenvolvimento de estudos, pesquisas e investigações científicas, mediante o acesso ao acervo existente, sempre de acordo com as autorizações concedidas pelos respetivos depositantes e em conformidade com a legislação em vigor.

Podem ser depositados no CRBA bens arqueológicos móveis, resultados de trabalhos de investigação, conjuntos de dados digitais, incluindo geopackages, bases de dados, registos gráficos e fotográficos, bem como outros formatos de informação relevantes para a documentação e valorização do património arqueológico. Desta forma, o Centro assume-se como uma infraestrutura de referência para a gestão de materiais e dados arqueológicos, promovendo a sua preservação, acessibilidade e valorização científica e cultural.

Colaboram com o CRBA todos os docentes do IPT associados ao património histórico e arqueológico.

 

Objetivos

Assegurar a organização, gestão, receção e disponibilização dos vestígios arqueológicos a investigadores e alunos interessados em desenvolver investigação, em conformidade com as disposições legais e regulamentares definidas pela Direção Geral do Património Cultural.

 

Processo de Entrega

Para um melhor entendimento do processo de entrega de materais apresenta-se um mapa mental da operacionalização. Consulte também o link de destinatários e árvore de decisão.

 

Organização do CRBA

Com vista a uma melhor transparência da gestão apresenta-se o Diagrama da Organização do Espaço e Gestão.

 


Telefone - 00351 967544224
E-mail - alexfiga@ipt.pt (Direção)
Gabinete - Pavilhão F, Sala F107 - Tomar - Campus
Horário de funcionamento
Deve entrar em contacto com os responsáveis. Considerando que se trata de uma reserva não possui horário fixo ao público.

 
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado