Banner gráfico

CS - Ciências Sociais

 

 

Na prossecução da missão, a unidade departamental consubstancia-se numa visão que tem sido transversal à Instituição e que decorre dos estatutos do Instituto Politécnico de Tomar, no sentido de focalizar o seu compromisso com a sociedade em oferta formativa fidedigna realizada em ambiente criativo, participativo e inclusivo, sustentado em investigação aplicada, desenvolvimento e inovação, com os mais elevados padrões académicos e éticos.

Esta visão supõe um corpo docente de excelência que garanta a qualidade da oferta formativa e corresponda aos imperativos legais, mas que disponha, ainda, de competências que permitam a flexibilidade e a mobilidade no sentido da sua exteriorização e internacionalização.


Cláudia Pires da Silva, Diretor

Marta Dionísio, Secretária;

- Diretor UD CS
- Conselho Departamental CS
 

Em conformidade com os Estatutos do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), a Unidade Departamental é uma unidade funcional do IPT e tem como missão garantir a prestação das atividades de ensino e formação, a execução técnico-científica de projetos de investigação e a prestação de serviços ao exterior, através da afetação dos recursos humanos que a integram.

A Unidade Departamental de Ciências Sociais (UDCS) agrupa domínios técnicos e científicos nas áreas de Economia, Direito, Ciências Sociais e do Comportamento, Turismo e Línguas. Os docentes que integram a unidade têm formação e curriculum nos respetivos domínios. As suas várias áreas sectoriais funcionam como áreas base ou áreas interdisciplinares nos planos de ensino e da prestação de serviços ao exterior.

Na execução da investigação aplicada, poderão e deverão ser criadas sinergias dentro da própria unidade com os recursos humanos que a integram ou em parceria com outras unidades departamentais e centros de investigação.

A UDCS, como quadro permanente, é constituída por 3 Professores Coordenadores e 16 Professores Adjuntos, em que 11 são doutorados e 4 são mestres. Destes, 3 são ainda especialistas. Esta unidade departamental conta ainda com 7 professores adjuntos convidados em que 3 são doutorado, 1 é especialista e 2 são mestres.

Objetivos

O conjunto de seis objetivos, que a seguir se enumera e descreve, estabelece a ligação entre os Eixos Estratégicos do Instituto Politécnico, os Planos Operacionais das Escolas e a Missão cometida à Unidade Departamental.

1) Qualificar o corpo docente adequando-o às necessidades dos cursos de forma a responder aos critérios exigidos pela A3ES;

2) Criar condições à internacionalização dos curricula individuais dos docentes;

3) Promover a atividade de Investigação;

4) Afetar os recursos à prestação de serviços ao exterior com retorno financeiro que garanta a sustentabilidade da participação dos docentes da Unidade Departamental;

5) Envolver os docentes da Unidade Departamental em atividades de transferência de conhecimento que garantam a sustentabilidade da sua participação;

6) Afetar os recursos ao desempenho de ações nas unidades funcionais do IPT e das suas Escolas.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


Telefone - 249 328 183
Ext. - 1213
E-mail - cristina.martins@ipt.pt
Gabinete - Recursos Humanos, Edificio A - Tomar - Campus
 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado