Animação e Modelação 3D e Jogos

Arte Digital II

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 11,0 T + 45,0 TP , Cód. 654316.

Docente(s)
- Lionel Martins Louro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
A. capacidade dos alunos identificarem diferentes áreas de uma imagem a editar;
A.1. Identificar as diferentes áreas da imagem de forma a manipular;
B. Manipulação e composição de vários elementos 2D e 3D;
B.1. Competências de implementação de elementos 2D como texturas, pintura, objetos 3D, entre outros;
B.2. Aplicação de técnica de Photobashing (Fotomontagem);
C. Executar imagens ou composição de imagens que possam ser usadas na animação ou promoção das mesmas.
C.1. utilização de imagens de referencia de projetos de animação ou de jogos manipuladas para uma estratégia de promoção, utilizando como exemplos redes sociais, poster, packaging, etc.

Programa
1 - Edição de Imagem
1.1 Identificação de áreas da imagem a editar
1.2 Alteração de propriedades da imagem
1.3 Seleção, remoção e duplicação de elementos
1.4 Máscaras

2 - Composição
2.1 Análise de Imagem
2.2 Luz e Cor

3 - Construção de Personagem e Mundo
3.1 Linguagem das Formas
3.2 Quadro de Referências

4 - Teoria da Cor
4.1 Harmonias de Cor
4.2 Psicologia da Cor
4.3 Público-Alvo

Metodologia de avaliação
A avaliação por frequência, por exame em época normal, recurso ou época especial, consiste na
execução dos seguintes trabalhos:

Trabalho 01 - 25%
Trabalho 02 - 25%
Trabalho 03 - 25%
Trabalho 04 - 25%

Estão admitidos a exame os alunos com nota inferior a 10.
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Brinkman, R. (2008). The Art and Science of Digital Compositing. USA: Morgan Kaufman
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. UK: 3D Total
- Solarski, C. (2012). Drawing Basics and Video Game Art. USA: WatsonGuptill

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Krita, Canva, outros.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de dezembro de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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