Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Métodos de Formação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964026.

Docente(s)
- Ana Isabel Loureiro de Sousa Virgolino Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos deverão ter as seguintes competências: Decisão e resolução de problemas; credibilidade pessoal; desenvolvimento e manutenção da imagem; escuta ativa; positividade; liderança; gestão de relacionamentos; adaptabilidade; gestão de si próprio; ganhar confiança e respeito. ODS 4,5,10,16

Programa
I. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos (GRH)
1.1. Evolução do Domínio Profissional
1.2. Modelo de Abordagem da Gestão de Recursos Humanos
1.3. Novo Paradigma para a Formação Profissional Contínua
II. Gestão Estratégica da Formação Informal
2.1. Aprendizagem Organizacional
2.2. Gestão das e pelas Competências
2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência
III. Gestão Tática da Formação Formal
3.1. Levantamento de Necessidades
3.2. Gestão da Formação
3.3. Auditoria da Formação Formal

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
2 trabalhos individuais – autoscopia e relatório das autoscopias (do próprio e dos colegas)- 50%) e

1 de grupo (40%); participação (10%)

A avaliação contínua pressupõe que o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%.
(quem não se submeter à avaliação continua realiza o Teste Escrito no dia do Exame. Possibilidade de congelar as notas)
Avaliação final: Exame (100%).

Bibliografia
- B.Hart, L. (1991). Métodos de Formação que Funcionam - Métodos e Estratégias Inovadoras de Formação. Lisboa: Monitor
- Lopes, A. (2002). Conceção e Gestão da Formação. Lisboa: ISCTE - IUL
- Melo, P. e Machado, C. (2024). Gestor de Recursos Humanos – Guia de Sobrevivência Profissional. Lisboa: Editora RH
- Moreira, P. (2006). Gestão de Pessoas - Tendências, Qualificações e Formação. Lisboa: IEFP

Método de Ensino
Aulas teórico práticas onde se propõem a resolução de casos práticos. Método demostrativo, onde os alunos têm de ministrar formações.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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