Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Utilização da Inteligência Artificial no Ensino e Aprendizagem da Matemática

 


 

1 ECTS | 13 horas de contacto

Ensino presencial, com possibilidade de transmissão por videoconferência.

Candidaturas abertas.

Candidatura: 10,00€.

Propinas (a pagar após a admissão no curso):

  • Estudante Nacional: 16,00€
  • Estudante Internacional: 24,00€.

Para qualquer esclarecimento deve entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contact através do email balcaounico@ipt.pt ou pelo telefone 249328107

No caso do envio da documentação por mail (balcaounico@ipt.pt) ou via CTT (Estrada da Serra - Quinta do Contador, 2300-313 Tomar) , o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

O comprovativo de transferência com a indicação dos dados do aluno e com o nome de titular da conta titular deve ser enviado para balcaounico@ipt.pt ou anexado no formulário de Candidatura.

Esta formação está enquadrada no Consórcio Rede Politécnica A23 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regulamento de bolsas do Consórcio Rede Politécnica A23.

Nos últimos anos, a disponibilização de ferramentas tecnológicas digitais, cada vez mais poderosas, tem provocado uma crescente utilização destas ferramentas quer no ensino quer na aprendizagem. Este contexto tem vindo a estar refletido nos programas curriculares, o que faz com que seja necessário disponibilizar cursos que preparem os participantes para uma utilização corretas dos meios disponíveis.

Recentemente a IA tornou-se cada vez mais presente no quotidiano da população em geral, mas sobretudo da população mais jovem, e em particular na vida dos alunos de qualquer ciclo de estudos, que têm no ChatGPT, DeepSeek, ou outras ferramentas semelhantes, o seu maior companheiro de estudo. Neste sentido, este curso procura dar resposta a esta necessidade de munir os participantes (e.g., professores e alunos) de conhecimentos e competências relacionadas com a utilização de ferramentas de IA no ensino e também na aprendizagem da Matemática mas também no desenvolvimento do seu Pensamento Computacional em Matemática.

        

ECTS: 1
Local de Funcionamento: Tomar.

Objectivos

Desenvolver conhecimentos e competências sobre ferramentas de Inteligência Artificial

Utilizar ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas ao ensino e aprendizagem da matemática.

Promover o espírito crítico dos participantes face aos desafios relacionados com a utilização da Inteligência Artificial

Sensibilizar para as questões éticas relacionadas com a Inteligência Artificial

Condições de Acesso

 

Taxas e Emolumentos

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS DO
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

(Aprovada por deliberação do Conselho de Gestão de 24 de fevereiro de 2025, substituindo a tabela até essa data em vigor e publicada no Despacho n.ª 4529/20252 de 11 de Abril).


Nova Tabela de Taxas e Emolumentos a disponivel em Aluno / Regulamentos.

As candidaturas devem ser submetidas no portal do IPT. A taxa de candidatura é de 10,00 €, a ser transferida para o IBAN do IPT.

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
Anual
41411 Utilização da Inteligência Artificial no Ensino e Aprendizagem da Matemática 1

  1. Introdução

        1.1.   Intelige?ncia artificial e suas implicac?o?es na educac?a?o

        1.2.   Mas, afinal, o que é IA?

        1.3.   Principais ferramentas de IA utilizadas em matemática

        1.4.   IA generativa e suas potencialidades para a educac?ão

        1.5.   Como incorporar IA generativa no ensino e aprendizagem da Matemática?

        1.6.   Ética e inteligência artificial

 

  1. Introdução a ferramentas de IA (e.g., ChatGPT ou Gemini)

        2.1 O que são estas ferramentas

        2.2 Como funcionam estas ferramentas?

        2.3 Exploração de assistentes personalizados

 

  1. Aplicações de ferramentas de IA no ensino da Matemática

       3.1.   Entendimento sobre o que é uma “prompt” e exemplos de prompts úteis

       3.2.   Resolução de problemas básicos de cálculo de áreas e volumes

      3.3.   Resolução de equações, inequações e sistemas de equações lineares

     3.4.   Cálculo de domínios, contradomínios de funções e sua representação gráfica

    3.5.   Resolução de Problemas de trigonometria

    3.6.   Resolução de problemas de estatística descritiva

    3.7.   Problemas de cálculo combinatório

    3.8.   Problemas de Probabilidades

    3.9.   Construção de pequenas rotinas em Phyton

  1. Discussão sobre questões éticas, desafios e potenciais obstáculos na utilização de plataformas de IA no ensino da matemática, assim como de soluções para superá-los

 

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria Cristina Oliveira da Costa

Maria Cristina Oliveira da Costa

Gabinete: B105
ext.: 2105
endereço de e-mail
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado