Encadernação Flexível em Pergaminho: História e Produção

Encadernação flexível em pergaminho: História e Produção

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 4,0 T + 16,0 PL + 1,0 OT , Cód. 41391.

Docente(s)
- Luís Filipe Raposo Pereira (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
1. Fomentar o conhecimento sobre a história e técnicas de produção de livro, no âmbito da encadernação;
2. Aquisição de competências especificas, relacionadas com a história e produção de encadernações flexíveis em pergaminho, numa lógica de «aprendizagem ao longo da vida».
3. Aprofundamento de conhecimentos necessários para a conservação e restauro de livro antigo;

Programa
1. O surgimento do livro
1.1 Definição;
1.2 Suportes de escrita;
1.3 Antecedentes;
1.4 Materiais de escrita e impressão;

2. Os elementos estruturais do livro
2.1 Corpo do livro;
2.1.1 Definição e evolução
2.2 Costura;
2.2.1 Função e exemplos
2.3 Cobertura;
2.3.1 Função e exemplos

3. As encadernações flexíveis em pergaminho
3.1 Enquadramento e principais tipologias;

4. Produção de encadernações flexíveis em pergaminho
4.1 Com costura sobre reforços em pele;
4.2 Com costura sobre nervos em pele;

Metodologia de avaliação
A Avaliação incidirá no trabalho prático a desenvolver pelos alunos do curso, numa escala compreendida entre 0-20 valores.

Bibliografia
- Bainbridge, A. (2023). Conservation of books. New York: Routledge
- Martin, H. e Febvre, L. (2000). O aparecimento do livro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Szirmai, J. (1999). The archeology of medieval bookbinding. New York: Routledge

Método de Ensino
A UC compreenderá uma abordagem teórica e prática, com a primeira a centrar-se na transmissão dos princípios técnicos e científicos relacionados com a temática, e a componente prática focada na produção de dois livros com encadernação flexível em pergaminho, como processo de consolidação dos conteúdos a desenvolver.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado