Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Design Multimédia II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964427.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
A) Adquirir conhecimentos sobre animações e sobre a sua história.
B) Conceber animações, construindo antecipadamente a sua narrativa visual.
C) Adquirir mestrias para a criação de conteúdos de animação gráfica.
D) Desenvolver projeto de animação gráfica (motion graphics).

Programa
1.PRINCIPAIS MOMENTOS DA HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO E
CONCEITOS BÁSICOS DE FILMOLOGIA E SOBRE ANIMAÇÃO:
a.História da animação.
b.Técnicas de animação.
c.Regras de animação.
d.Técnicas digitais de animação.
e.Planos, enquadramento, pontuação, efeitos e posição da câmara, angulação.
f.Motion Graphics; animação gráfica como complemento ao design de comunicação impresso.
g.A Animação em computador.
h.A computação gráfica na animação.
2.CONCEITO E CRIAÇÃO DE UMA NARRATIVA VISUAL PARA ANIMAÇÃO; O SOFTWARE:
a.A ideia.
b.A narrativa visual.
c.O conceito e o target (publico alvo e plataforma de distribuição) .
d.O guião escrito.
e.O Storyboard.
f.O processo criativo. Exercícios de storyboarding com distintas condicionantes. Exercitação com texto, de identidade corporativa e de mensagens visuais impressas, na forma de imagens em movimento ou animadas.
g.Software de animação. O After Effects: Workfow do After Effects; caraterísticas e aplicabilidade.
h.Criação da composição.
i.Gestão de composições.
j.As composições e plataformas de distribuição do conteúdo (Aspect Ratio).
3.SOFTWARE DE ANIMAÇÃO DEDICADO: CRIAÇÃO COM AFTER EFFECTS:
a.Criação de Objetos.
b.Criação de shapes.
c.Criação de texto.
d.Importação de elementos gerados no Photoshop.
e.Importação de elementos gerados no Ilustrator.
f.Conversão de ficheiros a partir do Ilustrator.
g.Importação de sequências.
h.Utilização de Solid.
4.TÉCNICAS BÁSICAS DE ANIMAÇÃO
a.Software 2D de computação gráfica.
b.Técnicas de animação: Keframes e a composição.
c.Manipulação de Keyframes.
d.Animação de shapes.
e.Animação de texto.
5.TÉCNICAS AVANÇADAS DE ANIMAÇÃO:
a.Keframes avançados e composição de composições.
b.Efeitos em shapes.
c.Aplicação de efeitos de animação.
d.Conversão para 3D: trabalhar a profundidade e a perspetiva.
e.Iluminação.
f.Câmara virtual.
g.Movimento de câmara.
h.Parentalidade ou ligação entre objetos.
i.Animação gráfica com base no áudio.
j.Utilização de Adjustment Layer.
k.Utilização de Null Objects.
l.As expressões em After Effects.
6.TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO E DE RENDERIZAÇÃO:
a.Aplicação de VFX (efeitos visuais).
b.Chroma key.
c.Canal Alpha e Matte.
d.Aplicação de efeitos em composições.
e.Composição gerada por importação e por software 3D.
f.Ligação a outro software: Adobe Premiere.
g.Exportação através de Adobe Media Encoder.
7.DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DO PROJETO FINAL:
a.Métodos e técnicas específicas.
b.Aplicação dos pressupostos teóricos num projeto de animação, incluindo desenvolvimento de storyboard.
c.Criação do conceito consoante a plataforma de distribuição e o publico alvo.
d.Conceção da planificação: storyboard.
e.Design do grafismo/animação.
f.Animação do conceito.
g.Renderização e composição.
h.Distribuição do conteúdo.

Metodologia de avaliação
A UC tem 2 componentes: a)planeamento de animações, contacto c/argumentos visuais na forma de storyboard, aulas do Docente JCR, constituindo 25% das horas contacto do semestre. A avaliação incide sobre exercícios, todos c/o mesmo peso (nota de zero a vinte valores). b)A componente de História, conceitos de animação, software e téc. criação de animações, lecionada pelo Docente JS, constituindo 75% das horas contacto do semestre.
A avaliação incide sobre os exercícios (30% da nota final) e sobre a apresentação de projeto final (70% da nota final).
A avaliação em frequência implica a presença em, pelo menos, dois terços das aulas da UC, em cada uma das componentes. Os alunos que obtenham aproveitamento positivo (nota igual/superior a dez valores), estão dispensados de exame.
Nota da frequência: média das classificações nas 2 componentes. A nota na componente de JCR tem peso um e na componente de JS, peso três.
Em exame, os alunos estão dispensados da realização de prova de conhecimentos a uma das componentes, caso tenham tido aproveitamento positivo nessa componente.
Exame: apresentação dos exercícios realizados em aula, terminados e/ou reformulados, colocados no Teams até à véspera da sua realização(JCR) e apresentação e defesa de trabalhos e projecto final (JS).
A nota em exame, resulta da avaliação dos trabalhos em ambas as componentes. Mantém-se as ponderações já mencionadas.

Bibliografia
- Arijon, D. (1999). Grammaire du langage filmé. Paris: Dujarric
- BEN TU SHU, S. (2015). Motion Graphics in Branding. (Vol. 1). Hong Kong: Sendpoint Publishing
- Grilo, J. (2010). As lições do cinema. Lisboa: Colibri
- JACKSON, C. (2014). After Effects and Cinema 4D Lite: 3D Motion Graphics and Visual Effects Using CINEWARE . (Vol. 1). USA: Routledge

Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas; descoberta de: actantes, narrativas e sua apresentação, conceitos, processos e técnicas. Exercitação.
Aulas de aplicação: sketching, designing/projetação, apresentação/discussão/reformulação das propostas.

Software utilizado nas aulas
Software de desenho, de edição e manipulação de imagem fixa de edição vídeo e áudio, de design de storyboard, de efeitos e pós-produção de animações e vídeo.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 20 de dezembro de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado