Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10344/2023 de 09/10/2023
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP , Cód. 622340.
Docente(s)
            - Vasco Augusto Amaro Lopes  (2)
- Luis Filipe Neves Carreira dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          1.	Enquadramento legal e técnico do planeamento de emergência.
2.	Identificar o articulado para a elaboração de Planos de Emergência de Proteção Civil.
3.	Descrever o processo de planeamento nas suas diferentes fases.
4.	Distinguir os diferentes planos de emergência.
5.	Operacionalização dos planos de emergência e participação pública. 
Programa
          a)	Legislação nacional e europeia aplicável à proteção civil.
b)	Diretivas e orientações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
c)	Critérios e normas técnicas para elaboração de planos de emergência (gerais e especiais).
d)	Conceitos fundamentais de proteção civil e planeamento de emergência.
e)	Planos de Emergência de Proteção Civil: nacional, municipal e especial.
f)	Diferenças entre planos gerais e planos especiais.
g)	Estrutura comum dos planos de emergência (introdução, caracterização, organização da resposta, anexos).
h)	Componentes específicas: Plano de Comunicações, logística, recursos e meios. 
i)	Definição e fases do processo de planeamento (análise, conceção, implementação, avaliação).
j)	Diagnóstico de riscos e vulnerabilidades.
k)	Estruturação da resposta e coordenação interinstitucional.
l)	Inserção dos planos de emergência no sistema global de planeamento de proteção civil.
m)	Critérios de análise e avaliação de planos (coerência, clareza, aplicabilidade).
n)	Exercícios e simulações como instrumentos de validação.
o)	Metodologias de monitorização e revisão dos planos.
p)	Estratégias de implementação e articulação interinstitucional.
q)	Instrumentos de comunicação de risco à população.
r)	Participação das comunidades no planeamento de emergência.
s)	Boas práticas de sensibilização e envolvimento público.
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: Inclui uma prova escrita (PE) (60% da nota final) e um trabalho escrito acompanhado de defesa oral (40% da nota final: (30% trabalho escrita (TE) e 10% apresentação oral (AO))). Para aprovação, é necessário obter a nota mínima de 8 valores em cada uma das componentes (PE, TE, AO). Para a nota final é aplicada a seguinte formula = ((PE*0.6)+(TE*0.3)+(AO*0.1))
Avaliação por Exame: Consiste numa prova escrita (PE) (70% da nota final) e na entrega de um trabalho prático (TE) (pode ser o entregue em avaliação continua) (30% da nota final). A unidade curricular é considerada concluída com sucesso mediante a obtenção de, no mínimo, 10 valores no resultado da seguinte formula = ((PE*0.7)+(TE*0.3)).
Bibliografia
          
Método de Ensino
          É utilizado o método ativo e demonstrativo, de modo a transmitir os conhecimentos (apresentações PowerPoint). Serão explicados os conceitos, permitindo a interação com os alunos na abordagem de tópicos aplicáveis e de utilidade futura.
Software utilizado nas aulas
          Qgis, Excel, Word, Jamovi
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















