Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82078.
Docente(s)
            - Luís Manuel Mota dos Santos Figueira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica.
Objetivos
          Os alunos que concluam com sucesso esta unidade curricular deverão ser capazes de: 
- Conhecer a problemática e metodologia da História da Arte, numa análise nomeadamente da matriz cultural da Europa, das origens à época moderna. 
- Compreender e reconhecer a arte como facto social na duração histórica. 
- Reconhecer as diferentes formas de manifestações artísticas, correntes estéticas, autores e momentos mais relevantes da História da Arte ocidental. 
- Identificar e possuir uma visão global e abrangente da História da Arte, dos principais movimentos e correntes artísticas da cultura ocidental. 
- Reconhecer os diversos movimentos numa visão global da História da Arte em Portugal.
Programa
          1.Propedêutica das artes: uso turístico e sustentabilidade (Agenda 2030 ONU)As origens: a arte pré-histórica: 
1.1. Arte móvel e arte rupestre; 
1.2. Arte Paleolítica; 
1.3. Arte Mesolítica; 
1.4. Arte Neolítica. 
2.A Arte na Antiguidade clássica: arte grega e helenística; a arte romana: 
2.1. Introdução à arte da Grécia Clássica; 
2.2. A pintura cerâmica grega arcaica; 
2.3. A escultura grega arcaica, clássica e clássica tardia; 
2.4. As ordens arquitetónicas gregas. 
2.5. A arquitetura da Época Helénica; 
2.6. Introdução à arte romana; 
2.7. A arquitetura religiosa, secular e civil romana e tardo-romana; 
2.8. A escultura romana: o relevo narrativo; os retratos; 
2.9. A pintura romana 
3.A Arte na Idade Média: a arte românica, a arte gótica: 
3.1. Do Paleocristão ao Românico; 
3.2. A Arte e arquitetura românica; 
3.3. Arte e Arquitetura Gótica Primitiva, Plena e Tardia; 
3.4. O Gótico Internacional. 4.Renascimento e Maneirismo. A arte Protestante: 
4.1. As origens da arte renascentista; 
4.2. O Alto Renascimento; 
4.3. Século XVI: a arte no Norte da Europa; 
4.4. O Maneirismo; 
4.5. Arte e Arquitetura barroca; 
4.6. A arte nos países Protestantes.
4,7. Do Barroco à Arte Moderna e Pós-Moderna  
5. História da Arte Portuguesa
Metodologia de avaliação
          1.1. Avaliação contínua em frequência:
1.1. Teste escrito - 50% da nota final;
1.2. Trabalho de Portefólio (obrigatório) - 50% da nota final
Dispensa de exame com nota igual ou superior a 10 valores
Bibliografia
          - , . (0). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Objetivos de aprendizagem. Acedido em 22 de fevereiro de 2021 em https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
- Janson, A. (2010). A Nova História da Arte de Janson. (Vol. 1). Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
- Pereira, P. (2014). Arte Portuguesa - História Essencial. (Vol. 1). Lisboa:  Temas e Debates
- Pinto, A.  e Meireles, F.  e Cambotas, M. (2006). História da Arte Ocidental e Portuguesa das origens ao final do século XX. (Vol. 1). Porto:  Porto Editora
Método de Ensino
          Método expositivo, interrogativo e demonstrativo. A elaboração de um Portefólio individual é obrigatória como método de trabalho: registará a evolução da aquisição de conhecimentos.
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint 2016; outros, a ajustar caso a caso
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















