Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 55/2017 de 13-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 63904.
Docente(s)
            - Maria Isabel Vaz Pitacas (1)
- Maria Manuela Morgado Fernandes Oliveira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os objectivos desta unidade curricular são a aquisição e consolidação de alguns conhecimentos fundamentais sobre: lógica proposicional; cálculo matricial e vectorial; trigonometria; funções e sistemas de numeração. No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:  a) identificar e utilizar as operações lógicas definidas entre proposições e construir as respectivas tabelas de verdade; b) operar com matrizes e utilizar técnicas matriciais na resolução de sistemas de equações lineares;   c) calcular as razões trigonométricas de um determinado ângulo agudo de um triângulo rectângulo;   d) manusear fórmulas trigonométricas e aplicar essas fórmulas na resolução de problemas geométricos;   e) operar com vectores na forma geométrica e matricial; f) aplicar o cálculo vectorial à resolução de alguns problemas geométricos; g) reconhecer e aplicar os conceitos fundamentais inerentes ao estudo de funções reais de variável real e sucessões; h)identificar vários sistemas de numeração e saber passar de um sistema de numeração para outro i) utilizar as principais ferramentas de cálculo desta unidade curricular na análise, interpretação e resolução de situações problemáticas no âmbito do Curso Técnico Profissional Superior em questão. 
 
Programa
          1. Introdução à lógica proposicional   
1.1. Proposições e operadores lógicos sobre proposições   
1.2. Tabelas de verdade   
1.3. Leis de De Morgan   
2. Cálculo matricial   
2.1. Noções gerais   
2.2. Operações sobre matrizes   
2.3. Aplicação das matrizes à resolução de sistemas de equações lineares - método de eliminação de Gauss   
2.4. Operações com vectores na notação matricial 
 
3. Trigonometria   
3.1. Razões trigonométricas de ângulos agudos   3.2. Valores das razões trigonométricas em ângulos particulares  
3.3. O círculo trigonométrico e suas aplicações 
 
4. Funções  
4.1.Sucessões 
4.1.1. Conceito de Sucessão 
4.1.2. Progressões aritméticas e geométricas: termo geral e soma dos n primeiros termos 4.2. Funções reais de variável real 
4.2.1. Definições, gráficos, propriedades e aplicações  
4.2.2. Funções polinomiais e racionais 
4.2.3. Funções exponencial, logarítmica e algumas funções trigonométricas 
5. Sistemas de Numeração 
5.1. Decimal 
5.2. Binário 
5.3. Octal 
5.4. Hexadecimal 
5.5. Conversão entre os vários sistemas 
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência: Nota final é a média aritmética de dois testes (0 a 16 valores cada) adicionada com a nota obtida nas questões de aula. As questões de aula estão cotadas para 4 valores.
Exame ou exame de recurso: ou um teste escrito sobre toda a matéria (0 a 20 valores), ou poderão fazer transitar, se assim o entenderem, as notas de alguns dos testes e/ou questões de aula, avaliando apenas uma das partes da matéria. Aprovação: Nota final >= 9,5. 
Bibliografia
          -  Armstrong, B.  e Davis, D. (2002). College Mathematics: Solving problems in finite mathematics and calculus. (pp. 1-1504). New York:  Pearson Education 
- - Larson, R.  Et al., R. (2006). Cálculo. (Vol. 1). (pp. 1-814). São Paulo:  McGraw-Hill 
- Ferreira, M.  e Amaral, I. (2006).  Álgebra Linear 1º Vol. :Matrizes e Determinantes. Portugal:  Edições Sílabo
- Sobecki, D.  e Byleen, K.  e Ziegler, M.  e Barnett, R. (2011). College Algebra with Trigonometry. (Vol. 1). (pp. 1-902). New York:   McGraw-Hill 
Método de Ensino
          Regime Presencial; Abordagem teórico-prática, de cada um dos pontos do conteúdo programático;  É utilizado com regularidade o software gratuito Wolfram Alpha e a calculadora científica na resolução dos problemas apresentados no âmbito do programa.
Software utilizado nas aulas
          Plataforma e-learning; Wolfram Alpha e de máquinas de calcular científicas.

















