Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817741.
Docente(s)
            - João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)
- José Vasco Gaio Monteiro Barroco Carvalho  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          O alunos ser capaz de:
1. Perceber o som para cinema quanto à mensagem transmitida.
2. Preparar, planificar e implementar um projecto sonoro para audiovisual.
3. Edição sonora para cinema especificidades técnicas e exigências criativas.
4. Reconhecimento e aplicação de técnicas de capturas ADR Foley e paisagens sonoras.
5. Reconhecimento e aplicação de técnicas de mistura e finalização.
Programa
          a-Edição de Som
b-Conceitos e implicações A.D.R.
c-Apresentação e desenvolvimento de Projeto
d-Conceitos e implicações Foley Artist
e-Conceitos e implicações dos ambientes sonoros
f-Teoria de Sound Design e construções Sonoras
g-Teoria das Esferas
h-A música no cinema
i-Técnicas de mistura Sonora para cinema
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua com ponderações específicas para: 3 exercícios práticos;
assiduidade, motivação e participação.
Avaliação Contínua (20%)
Projecto Sound Design  Midi (40 %)
Projecto de Partículas (40%)
Bibliografia
          - Bartlett, B. (2008). Practical Recording Techniques. California:  Focal Press
- Collins, N. (2009). Handmade Electronic Music. EUA:  Routledge
- Cox, C.  e Warner, D. (2004). Audio Culture, Readings in Modern Music. EUA:  Continuum
- Sonnenschein, D. (2001). Sound Design. EUA:  Michael Wiese Productions
Método de Ensino
          Metodologias de ensino
A. Aulas teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, visando uma aprendizagem com larga autonomia.
B. Exercícios individuais e em grupo de produção e criação sonoras para filmes.
C. Visionamento e escuta de segmentos de fil
Software utilizado nas aulas
          Avid Pro Tools 12.5
Sound Particles

















