 
    
 
     
    Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11774/2016 - 27/09/2016
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 62639.
Docente(s)
            - Antonio Gabriel Simão de Castro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Desenvolvimento da ideia e aplicação no mercado. Identificar oportunidades e ameaças. Compreender a importância do plano de negócios para a avaliação da ideia de negócio. Identificar os instrumentos de financiamento ao empreendedorismo. Elaborar um plano de negócios e testar a ideia de negócio.
Programa
          1  INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1.1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
1.2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2 - O EMPREENDEDOR
2.1. Definições de empreendedor.
2.2. A decisão de empreender.
2.3. O histórico do empreendedor.
2.4. Diferenciar inventores e empreendedores.
2.5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
3  O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
3.1. Oportunidades e ideias.
3.2. Fontes de novas ideias
3.3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
3.4. Métodos de geração de novas ideias.
3.5. Avaliação das ideias.
3.6. A proteção da propriedade intelectual.
3.7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
4  O PLANO DE NEGÓCIOS
4.1. As partes componentes do plano de negócios
4.2. A apresentação do plano de negócios.
5  ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
5.1. Visão e missão.
5.2. Análise externa (geral e da indústria).
5.3. Análise interna.
5.4. Análise SWOT.
5.5. Estratégias genéricas.
6 - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
6.1. Conceitos genéricos de Marketing.
6.2. Estudo de mercado.
6.3. Segmentação.
6.4. Escolha do mercado alvo e posicionamento.
6.5. A marca.
6.6. O marketing-mix.
7  A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
7.1. As empresas singulares.
7.2. As sociedades.
7.3. As formalidades da criação da nova empresa.
8  ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA (breve Introdução)
8.1. A atividade da empresa.
8.2. Demonstrações financeiras.
8.3. Rácios de análise económico-financeira.
9 - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução)
9.1.  Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)
Metodologia de avaliação
          O sistema de avaliação é contínuo,apoia-se em:Trabalho individual a ser apresentado,defendido em sala de aula.Tema a definir com o docente(90%);Participação nas aulas:assiduidade,pontualidade,qualidade das intervenções e exercícios complementares(10%
Bibliografia
          - Marina, E.  e M., J. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espana :  Ariel
- Pigueur, Y.  e Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa:  D. Quixote
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work. (Vol. 1). London:  Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espana :  Paidos
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas: a)Método expositivo, com recurso a audiovisuais;b)Método participativo, com recurso à discussão de questões; c) Apresentação e análise de casos de  empreendedorismo;  d)Construção de um estudo de caso.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















