Design Multimédia

Design de Interfaces

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023

7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617541.

Docente(s)
- Pedro Miguel Monteiro Casaca (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A. Compreender o impacto do design de interfaces na experiência do utilizador e na eficácia de sistemas digitais.
B. Planear e desenvolver mapas de site e fluxos de utilizador para estruturar a navegação de sistemas digitais.
C. Elaborar wireframes e mockups como base visual para o desenvolvimento de interfaces.
D. Aplicar princípios de hierarquia visual e organização de layouts.
E. Selecionar e aplicar tipografia, cores e iconografia apropriadas ao contexto do projecto.
F. Utilizar ferramentas e metodologias de prototipagem para simulação de interfaces.
G. Identificar e aplicar métodos de avaliação de usabilidade para interfaces.
H. Explorar tendências emergentes no design de interfaces, incluindo design para dispositivos móveis e experiências imersivas (AR/VR).

Programa
1. Fundamentos do Design de Interfaces
- Definição e princípios do design de interfaces (UI e UX).
- Diferenças entre design de interface e experiência do utilizador.
- Acessibilidade e design inclusivo.

2. Pesquisa e Planeamento de Interfaces
- Técnicas de recolha de requisitos e análise de público-alvo.
- Criação de personas e user stories.
- Desenvolvimento de mapas de site e fluxos de utilizador.

3. Design Visual e Prototipagem
- Criação de wireframes e mockups.
- Hierarquia visual e organização de layouts.
- Seleção de tipografia, cores e iconografia.

4. Ferramentas e Tecnologias para Design de Interfaces
- Introdução a ferramentas de design (Figma, Adobe XD, Sketch).
- Prototipagem interativa.

5. Testes de Usabilidade e Interação
- Avaliação de usabilidade.
- Realização e análise de testes com utilizadores.
- Iteração com base no feedback.

6. Tendências e Futuro do Design de Interfaces
- Design para dispositivos móveis.
- Experiências imersivas (AR/VR).

Metodologia de avaliação
Época Frequência:
30% Trabalho prático I
30% Trabalho prático II
40% Trabalho prático III
O aluno será excluído de exame se:
- Não realizar um dos trabalhos
- Não tiver nota mínima de 10 em cada um dos trabalhos
- Não frequentar 2/3 das aulas TP (ponto 4 do artigoº 8 do regulamento académico)

Época Exame e Recurso:
100% Trabalho Prático (nota mínima de 10 valores para aprovação à UC)

Bibliografia
- Campbell, A. e Dabbs, A. (2005). The Digital Designer's Bible. New York: Harper Paperbacks
- Frost, B. (2020). Atomic Design. Acedido em 10 de outubro de 2024 em https://atomicdesign.bradfrost.com
- Gordon, B. e Gorden, M. (2003). Design Gráfico Digital. Lisboa: Livro e Livros
- Hock, A. (2023). The What, How, and Why of Design Systems. Acedido em 10 de outubro de 2024 em https://xd.adobe.com/ideas/principles/design-systems/andrea-hock-design-systems-what-how-why/

Método de Ensino
Aulas Teóricas-Práticas onde se aplicam os conceitos teóricos com exercícios práticos, análise de exemplos reais e realização de projetos de design de interfaces.
Método expositivo, demonstrativo e prática simulada.

Software utilizado nas aulas
Software de prototipagem, Adobe Xd ou similar;
Software de desenho vectorial, Adobe Illustrator ou similar;
Software de tratamento de imagem, Adobe Photoshop ou similar

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 16 de junho de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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