
Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 617539.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
I Compreender o Design Thinking (DT) como processo antecipatório do designing.
II Usar métodos e ferramentas adequados a cada situação e a cada etapa.
III Desenvolver soluções com base nas etapas de descoberta e de interpretação/redefinição.
Programa
1.0- As diversas etapas do DT.
2.0- Exemplos de necessidades ou de questões/problemas, que forma superadas graças ao DT.
3.0- Apresentação de uma necessidade a ser resolvida pelo DT. Discussão e aprofundamento dessa necessidade pelos alunos e favorecimento de contacto com informadores qualificados.
4.0- As duas primeiras fases do processo de DT: interpretação/redefinição das questões iniciais e idealização
5.0- Idealização incipiente para solucionar a necessidade.
Metodologia de avaliação
Os alunos são avaliados por trabalhos, realizados em grupo.
A resposta, se assertiva e fundamentada nas etapas de descoberta e de interpretação dos problemas iniciais, com base no processo de DT e/ou o contacto ou a inquirição aos usuários, determina por si só a classificação mínima de 14 valores.
A eficácia e pertinência das respostas dadas na fase da ideação, na forma escrita, de apresentação ou de croquis, permite situar a nota final entre 15 e vinte valores.
Os trabalhos têm de estar disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência.
Entrega, apresentação e defesa, em frequência, de todos os trabalhos e exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, dadas durante as aulas;
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Só são admitidos a exame alunos que foram avaliados em frequência, não tendo obtido aproveitamento positivo naquela;
O exame consiste na apresentação dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados;
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Bibliografia
- Ambrose, G. (2011). Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing,
- Curedale, R. (2019). Design Thinking Process and Methods. Sidney: Design Community College Inc
- Hannington, B. (2019). Universal Methods of Design Expanded and Revised: 125 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions.. Beverly: Rockport Publishers
Método de Ensino
Colocam-se os alunos perante incertezas, obrigando a respostas com base em processos/ferramentas de DT.
Assim sendo, passa-se progressivamente da explanação de conceitos para um processo da sua aplicação e project learning.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 16 de junho de 2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)