Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2478/2024 de 07/03/2024
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617520.
Docente(s)
- Vasco Ribeiro dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
a) Compreender os fundamentos e a evolução do marketing digital, valorizando o impacto da IA generativa.
b) Desenvolver estratégias de comunicação digital através do branding, storytelling e planeamento editorial.
c) Criar anúncios digitais personalizados e otimizados com IA generativa.
d) Planear e analisar campanhas digitais omnicanal com recurso a IA generativa.
Programa
1. Introdução ao Marketing Digital
1.1. Conceitos fundamentais de marketing digital e a sua relação com o design multimédia
1.2. A evolução do marketing digital: da Web 1.0 à Web 3.0 (IA e automação)
1.3. IA generativa como novo paradigma do marketing digital
2. Estratégias de Comunicação Digital
2.1. Branding digital, identidade visual e personalização
2.2. Storytelling digital
2.3. Criação de calendários editoriais
3. IA Generativa no Marketing Digital
3.1. Redes sociais e conteúdos multimédia potenciados por IA generativa (ex.: geração automática de posts, reels, copywriting)
3.2. Ferramentas multimédia assistidas por IA: Texto, Imagem, Vídeo e Áudio
3.3. Aplicações práticas: chatbots, segmentação inteligente
4. Publicidade Digital com IA Generativa
4.1. Criação de anúncios gráficos, de vídeo e motion graphics com IA generativa
4.2. Social Ads com personalização de mensagens e imagens através de IA generativa
4.3. Automação criativa: teste de múltiplos formatos e mensagens (A/B testing com IA generativa)
5. Campanhas de Marketing Digital
5.1. Análise de campanhas de marketing digital
5.2. Criação de campanhas digitais omnicanal com soluções de IA generativa
5.3. Tendências emergentes: IA generativa, metaverso, AR/VR, voice commerce, digital humans, digital twins
Metodologia de avaliação
Em época de avaliação por frequência: Portefólio constituído por 3 trabalhos (20%+40%+40%)
Em exame será realizado uma prova escrita (100%).
Bibliografia
- Adolpho, C. (2012). Os 8 Ps do Marketing Digital - O guia estratégico de marketing digital. (Vol. 1). Brasil: Texto Editores
- Carrera, F. (2012). Marketing Digital na versão 2.0 - o que não pode ignorar. (Vol. 1). Lisboa: Edições Silabo
- Chaffey, D. e Ellis-Chadwick, F. (2012). Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice. (Vol. 1). Reino Unido: Pearson
- McDonald, J. (2019). Social Media Marketing Workbook: How to Use Social Media for Business. Scotts Valley, Califórnia: CreateSpace Independent Publishing Platform
- Tuten, T. (2023). Social Media Marketing. Thousand Oaks, California: Sage Publications
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Google Analytics
Google Ads
Hootsuite
ChatGPT
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de outubro de 2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















