Animação e Modelação 3D e Jogos

Efeitos Visuais

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 11,0 T + 45,0 TP , Cód. 654315.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A.
A.1 Analisar e projetar uma animação.
B
B.1.Desenvolver animações gráficas.
C.
C.1.Editar e alterar imagens em movimento.
C.2.Editar e alterar imagens em espaço 3D.

Programa
1.Grafismo em Movimento
1.2.Grafismo Audiovisual. Análise de exemplos
1.2.Introdução ao software After Effects
1.3.Propriedades de layers. Keyframes

2.Criação e manipulação de animações gráficas
2.1.Controlo de movimento
2.2.Trim Paths
2.3.Texto. Animadores
2.4.Parenting
2.5.Composições aninhadas. Pré-composição

3.Manipulação de vídeo
3.1.Máscaras e Rotoscopia
3.2.Espaço 3D. Câmara, luz e sombra
3.3.Tracker 2D
3.4.Tracker 3D

Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica

Exercício teórico-prático I:50%
Exercício teórico-prático II:50%


Avaliação por Exame:
Exercício teórico-prático: 100%

A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das
Escolas do IPT.

Bibliografia
- Brinkman, R. (2008). The Art and Science of Digital Compositing. USA: Elsevier
- Dinur, E. (2017). Visual Effects. USA: Focal Press
- Taylor, A. (2006). Creative After Effects. UK: Focal Press
- White, T. (2009). How to make animated films. UK: Focal Press

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas
de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects, Adobe Photoshop

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de dezembro de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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