Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964005.
Docente(s)
- Sérgio Paulo Leal Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de: a) compreender os conceitos, teorias, modelos e políticas económicas basilares e relevantes da economia; b) desenvolver capacidades de identificação, análise e resolução de problemas de natureza económica; c) aplicar técnicas de cálculo usadas pela ciência económica actual
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1. O que é a economia: perspectivas e objecto
1.2. O problema da escassez e os bens económicos
1.3. A interdisciplinaridade da economia
1.4. Notas sobre técnicas de análise económica
2. PROCURA, OFERTA E EQUILÍBRIO
2.1. Análise gráfica da procura e da oferta
2.2. Teoria elementar da procura
2.3. Teoria elementar da oferta
2.4. Teoria elementar dos preços
3. A ELASTICIDADE
3.1. O conceito, a representação gráfica e a análise numérica
3.2. A elasticidade da procura
3.3. A elasticidade da oferta
3.4. A elasticidade cruzada
3.5. A elasticidade e as vendas
4. A TEORIA DA EMPRESA
4.1. A empresa e a maximização do lucro
4.2. A Função de produção
4.3. As funções de custos
5. AS ESTRUTURAS DE MERCADO
5.1. A concorrência perfeita
5.2. A concorrência imperfeita
6. A VISÃO PANORÂMICA DA ECONOMIA
6.1. As principais questões macroeconómicas
6.2. Políticas macroeconómicas
6.3. A questão da agregação
7. MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
7.1. O Produto Interno Bruto
7.2. Taxa de Desemprego
7.3. Nível de preços e Inflação
8. CRESCIMENTO ECONÓMICO E PRODUTIVIDADE
8.1. Taxas de crescimento e níveis de vida
8.2. Produtividade do trabalho: conceitos e determinantes
8.3. Crescimento económico: custos e limites
Metodologia de avaliação
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação.
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de investigação aplicada, etc., até 50% (no máximo) da sua nota final.
A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente.
A avaliação contínua terá, assim, como suporte as seguintes componentes:
1. A classificação obtida na frequência (realizada no último dia de aulas do semestre): entre 50 e 100% da nota final (se o aluno realizar trabalhos);
2. A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente (ou em grupo): entre 0% e 50% da nota final.
A nota final é a média ponderada de cada uma das componentes referidas, isto é, em termos limites: se o aluno não realizar nenhum trabalho a frequência é valorizada em 100%; se o aluno chegar ao máximo da valorização dos trabalhos (50%), a frequência será valorizada em 50%.
Observações
A lógica de funcionamento da disciplina está pensada e será desenvolvida para alunos em sistema presencial.
Em nenhum momento de avaliação durante o período de avaliação contínua o aluno poderá ter uma classificação inferior a sete valores.
Todas as propostas de trabalhos têm de estar aprovadas até ao dia 30 de Novembro de 2025
Bibliografia
- Frank, R. e Bernanke, B. (2033). Princípios de Economia. Lisboa: McGraw-Hill
- Krugman, P. e Wells, G. (2014). Essentials of Economics. New York: Worth Publishers
Método de Ensino
Aulas teóricas; Aulas práticas; Trabalhos individuais e de grupo e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















