IPT Logotipo do IPT

Manutenção & Qualidade - SAP

Gestão da Qualidade

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 40662.

Docente(s)
- Ana Paula Gerardo Machado (1)(2)
- Paulo Jorge Natividade Rodrigues António (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final da unidade curricular, o aluno deve:
A.Conhecer os conceitos de Qualidade;
B.Conhecer e aplicar os referenciais normativos a Sistemas de Gestão da Qualidade e a produtos;
C.Conhecer e aplicar ferramentas para a Gestão da Qualidade;
D.Saber realizar uma análise de risco e avaliar oportunidades de melhoria;
E.Tomar decisões face aos resultados da monitorização e da análise do risco.
F.Definir ações, planear, monitorizar, avaliar e agir.
G.Avaliar os custos da qualidade
H.Avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade

Programa
1. Introdução à Gestão da Qualidade
1.1. Definições e conceitos
1.2. Princípios e objetivos
1.3. Perceção da qualidade
1.4 Noção de risco. Análise de risco.
2. Política de Produto
2.1. Conceito de produto
2.2. Análise do ciclo de vida do produto
2.3. Matriz BCG
3. Ferramentas/Técnicas da Qualidade
4. Sistemas de Gestão da Qualidade, Normas ISO 9001 e certificação
5. Certificação de produtos
6. Avaliação da Qualidade
6.1. Custos da Qualidade
6.2. Auditoria da Qualidade

Metodologia de avaliação
Componente I- Trabalho prático (50%)
Componente II (Prática) - Teste escrito (50%)
Aprovação: Classificação final igual ou superior a 9,50

Bibliografia
- Dafeo, .. (2016). Juran's Quality Handbook . (Vol. I). Ohaio: McGraw-Hill Education
- Pires, A. (2007). Qualidade - Sistemas de Gestão da Qualidade. (Vol. .). Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Exposição teórica com apoio do quadro e de meios audiovisuais.
Resolução e explicação de casos empresariais práticos.
Discussão de trabalhos práticos.

Software utilizado nas aulas
SAP GUI

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado