
A Ergonomia tem vindo a reforçar a sua importância nas organizações, dada a preocupação crescente com o desempenho, a segurança, o conforto e bem-estar dos trabalhadores, bem como a relevância que assume, na diminuição dos índices de acidentes de trabalho e das doenças profissionais.
Se por um lado, as múltiplas horas ao trabalho com computador podem conduzir ao aumento de dores nas costas, tensão muscular, cansaço visual e ao aparecimento, de lesões por esforços repetitivos; por outro lado, as condições físicas de trabalho e os diversos fatores psicossociais, também podem afetar de forma muito direta o bem-estar e o desempenho dos colaboradores.
Conhecer e posteriormente aplicar, princípios básicos de ergonomia do trabalho, permitirá prevenir lesões músculo-esqueléticas, reduzir o desconforto visual, otimizar o desempenho e, melhorar a motivação e a satisfação no trabalho.
O plano do curso prevê, que após uma breve introdução à Ergonomia, sejam abordados conteúdos relativos aos fatores de análise Ergonómica; posturas no local de trabalho; lesões músculo-esqueléticas; principais condições físicas de trabalho e de riscos psicossociais. Haverá uma avaliação escrita.
ECTS: 1