Felicidade e Bem Estar Organizacional enquanto Pilar Social dos ESG para PME

Felicidade e Bem Estar Organizacional enquanto Pilar Social dos ESG para PME

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2 ECTS; 1º Ano, Anual, 14,0 TP , Cód. 41321.

Docente(s)
- Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Compreender os fundamentos da felicidade e do bem-estar no contexto organizacional.

Identificar práticas que promovem ambientes de trabalho saudáveis, inclusivos e motivadores.

Relacionar estratégias de bem-estar com os pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança).

Desenvolver competências para implementar programas de felicidade e bem-estar organizacional.

Avaliar o impacto destas práticas no desempenho, retenção de talento e sustentabilidade empresarial.

Programa
Módulo 1 – Fundamentos da Felicidade Organizacional

Conceitos de felicidade, bem-estar e psicologia positiva

Impacto da felicidade no desempenho organizacional

Módulo 2 – Cultura e Clima Organizacional

Valores, propósito e sentido no trabalho

Construção de ambientes psicologicamente seguros

Módulo 3 – ESG e Bem-Estar: Um Enquadramento Estratégico

Introdução ao ESG: conceito e aplicação nas organizações

Articulação entre ESG e políticas de bem-estar

Módulo 4 – Liderança Positiva e Inteligência Emocional

Estilos de liderança orientados para o bem-estar

Competências socioemocionais no contexto laboral

Módulo 5 – Estratégias e Práticas de Bem-Estar nas Organizações

Programas de saúde mental, equilíbrio trabalho-vida, e engagement

Medição do bem-estar e indicadores de impacto

Módulo 6 – Projeto Final Aplicado

Elaboração de um plano estratégico de felicidade e bem-estar alinhado com ESG

Apresentação e discussão em ambiente colaborativo

Metodologia de avaliação
O aluno deverá ter 90% de presenças para validação da Microcredencial
30% Participação nas atividades letivas
70% Realização de trabalhos

Bibliografia
- De Neve, J. e Ward, G. (2025). Why Workplace WellBeing Matters: The Science behind Employee Happiness and Organizational Performance. (Vol. 0). USA: Harvard Business School.
- Dutschke, G. e Dias, A. (2023). licidade Organizacional. Organizações Felizes São mais Sustentáveis (. Lisboa: Editora RH

Método de Ensino
Compreender os fundamentos da felicidade e do bem-estar no contexto organizacional

Abordado no Módulo 1, que introduz conceitos de felicidade, bem-estar e psicologia positiva, além do impacto no desempenho organizacional.

Identificar práticas que p

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

 


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