Employer Branding: Construção da Marca Empregadora nas PME

Employer Branding: Construção da Marca Empregadora nas PME

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2 ECTS; 1º Ano, Anual, 14,0 TP , Cód. 41331.

Docente(s)
- Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
- Compreender o conceito de Employer Branding e a sua importância estratégica para as Pequenas e Médias Empresas (PME).

- Analisar os fatores críticos para o sucesso na construção da marca empregadora.

- Diagnosticar o posicionamento atual da organização enquanto entidade empregadora.

- Desenvolver uma Employee Value Proposition (EVP) sólida e diferenciadora.

- Elaborar e implementar estratégias de Employer Branding ajustadas à realidade das PME.

- Medir a eficácia das ações de Employer Branding através de indicadores apropriados.

- Integrar princípios éticos e de proteção de dados na comunicação da marca empregadora.

Programa
1. Introdução ao Employer Branding

Conceito e evolução do Employer Branding

Diferença entre marca institucional e marca empregadora

Impacto estratégico nas PME

2. Diagnóstico Organizacional

Avaliação do posicionamento atual enquanto entidade empregadora

Ferramentas de diagnóstico interno e externo

Análise de clima organizacional e perceção da marca

3. Fatores Críticos de Sucesso

Cultura organizacional e liderança

Comunicação interna e externa alinhada com os valores

Experiência do colaborador: pontos de contacto e impacto

4. Desenvolvimento da EVP – Employee Value Proposition

Conceito e importância da EVP

Construção de uma proposta de valor diferenciadora

Casos práticos de EVP aplicadas a PME

5. Estratégias de Comunicação da Marca Empregadora

Canais e formatos de comunicação eficazes

Alinhamento entre comunicação interna e externa

Storytelling e autenticidade na comunicação de talento

6. Projetos Práticos e Casos Reais

Estudo de casos portugueses

Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos

Desenvolvimento de plano de Employer Branding para uma PME

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada tendo por base os seguintes ponderados:
O aluno deverá ter 90% de presenças para validação da Microcredencial
30% Participação nas atividades letivas
70% Realização de trabalhos

Bibliografia
- Backhaus, K. e Tikoo, S. (2004). Conceptualizing and researching employer branding. Acedido em 22 de agosto de 2025 em https://doi.org/10.1108/13620430410550754
- Cameron, K. e Quinn, R. (2011). Diagnosing and Changing Organizational Culture: Based on the Competing Values Framework. USA: Jossey-Bass
- Ewing, M. e De Bussy, L. e Berthoon, P. (2002). Employment branding in the knowledge economy. Acedido em 22 de agosto de 2025 em https://doi.org/10.1080/02650487.2002.11104914
- Engaging employees through your brand..(2001, 0 de ---). Conference Board,

Método de Ensino
Sessões teórico-práticas com estudo de casos.
Discussão crítica em grupo.
Projeto prático de aplicação real.
Utilização de ferramentas digitais e exemplos reais de PME portuguesas e internacionais.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

 


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