Engenharia Mecânica

Desenho Técnico I

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 14433/2024 - 05/12/2024

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,50 OT , Cód. 912303.

Docente(s)
- Bruno Miguel Santana Chaparro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Tratando-se de uma disciplina de base, pretende-se que os alunos compreendam os conceitos e fundamentos do desenho técnico. Pretende-se que sejam capazes de realizar projetos com o detalhe e informação adequado às diversos enquadramentos. A disciplina têm também como objetivo preparar os alunos para que possam no futuro desenvolver de forma autónoma os seus projetos nesta área.

Programa
1. Conceitos preliminares.
1.1 Normalização
1.2 Escalas
1.3 Legendas
1.4 - Linhas, letras e algarismos
2. Projecções ortogonais.
2.1 Projecções
2.2 Vistas.
2.3 Vistas parciais
2.4 - Cortes e secções.
3. Perspectivas axonométricas.
3.1 - Tipos de representações axonométricas
4. Cotagem
4.1 Cotagem nominal
4.2 Toleranciamento dimensional
4.3 Toleranciamento geometrico
5. Introdução ao CAD
5.1 Introdução
5.2 Ferramentas

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (Frequência) e Avaliação Final (Exame e Recurso) - Os alunos serão avaliados na Unidade Curricular tendo em conta as seguintes componentes e ponderação:
1. Exercícios teórico-práticos realizados ao longo do semestre, com um peso de 50% (ES);
2. Exercício final de um modelo prático, com um peso de 50% (EF).

A classificação final (CF), em avaliação contínua (frequência) ou avaliaçåo final (exame ou recurso) é obtida através de CF=ES+EF, não existindo nota mínima para cada uma das componentes de avaliação.

Bibliografia
- Cunha, L. (2010). Desenho Técnico - 17a edição. (Vol. -). (pp. 1-854). -: Fundação Calouste Gulbenkian
- Morais, S. (2012). Desenho Técnico Básico. (Vol. 3). (pp. 1-320). -: Porto Editora
- Sousa, L. e Dias, J. e Ribeiro, C. e Silva, A. (2004). Desenho Técnico Moderno (12.ª Edição). (pp. 1-724). -: LIDEL

Método de Ensino
Existirão momentos de exposição dos conceitos teóricos seguidos de diversos exercícios práticos em CAD. O programa Autocad será utilizado como ferramenta de trabalho para aplicação dos conceitos teóricos e para a resolução dos exercícios práticos.

Software utilizado nas aulas
Autodesk Autocad.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


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