Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 96448.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
I Adquirir literacia visual por forma a comunicar visualmente e com acerto
II Interpretar criticamente, textos visuais
III Aplicar conhecimentos de sintaxe, de informação e de construção do sentido, no design do texto visual
Programa
1.1 - Semiótica e Semiologia; Saussure, Peirce e Hjmeslev. Signo, ste, sdo, objeto, referente, interpretante, representante, significação, semiose. A linguagem é um ato social; a arbitrariedade do signo. Língua, linguagem, comunicação. Gramática; fonética, fonologia, morfologia e sintaxe. Peirce: index, símbolo e icone. O texto visual como comunicação, mas não como língua. Conceção do texto visual como convenção.
2.1 - Denotação vs Conotação: o modo como apresentamos ideias, conceitos, ou a realidade. Do que é literal e meramente documental, ao que vai mais além. Formar textos visuais que estão para além do plano denotativo, ou como o denotativo se transforma em plano conotativo: exemplos em imagens e na publicidade visual impressa.
3.1 - Sintagma e Paradigma e respetivos eixos. Compreensão dos processos de articulação e de intervenção nesses eixos: o que sucede ao sintagma devido a escolhas, feitas no eixo paradigmático e o que sucede ao sintagma devido a alterações, feitas no eixo sintagmático. Eixo sintagmático, eixo paradigmático e figuras de retórica. Sintagma e paradigma, como processos que influenciam a definição o tópico, no texto visual. Exemplos.
4.1 Elementos mínimos nas imagens e cadeias de articulações. Tema e tópico e construção de cadeias lógicas de presenças e de sentido. Elementos formadores do texto visual e suas articulações (Arthrology) ou interdependências: correlações de semelhança, de diferença e de complementaridade. Exemplos.
5.1 Razão de ser das codificações no visual: representar o inatingível e abstrações. Símbolos e alegorias visuais. Símbolos de poder. Representação de poder e retratos de aparato. Introdução à importância da substância da expressão na representação e formação de sentido. Exemplos.
6.1- Signo visual e signo plástico. Hjemslev: conteúdo, expressão, matéria e forma. Sintaxe e eixos; pares de contrastes. Elementos estruturantes do texto visual, relações paradigmáticas e sintaxe visual. Exemplos.
7.1- Leitura de imagens fotográficas, para deduzir sintaxe e sentido. Marcas gráficas (MG). Símbolo, logotipo, outros. Leitura de MG, para deduzir sintaxe e sentido. Exemplos.
8.1- A Banda Desenhada. Estrutura das pranchas: estrutura narrativa e espacial. Códigos deste tipo de comunicação. Exemplos.
9.1- Retórica geral e Retórica Visual. Ethos, pathos e logos, no texto visual. Operações e figuras de retórica visual. O caso da elipse, da prosopopeia, da metáfora da metonímia. Exemplos.
Metodologia de avaliação
Realização e entrega atempada de tarefas; exercícios e testes, sobre temas ou conteúdos envolvidos na UC, para demonstração de competências e domínio de conteúdos.
A classificação expressa-se quantitativamente de zero a vinte valores. Todas as tarefas têm o mesmo peso na formação da classificação final.
Frequências durante as horas de contacto do semestre: resolução das tarefas propostas e sua colocação no Teams na semana anterior à sua discussão e divulgação dos resultados obtidos.
Aprovação e dispensa de exame se a classificação obtida em todas as tarefas propostas, for igual ou superior a dez valores e se os alunos apresentem assiduidade: tenham assistido a pelo menos dois terços das aulas.
Só são admitidos a exame alunos que, tendo sido avaliados na totalidade das frequências/tarefas, não obtiveram classificação final positiva.
O exame consiste na realização de teste/prova de avaliação de conhecimentos.
Bibliografia
- Grupo U, . (1989). Retorica general. MadridBarcelona: Ediciones Paidós
- Vilches, L. (2002). Teoría de la Imagen Periodística. Madrid: Ediciones Pirámide
- Villafane, J. (1996). Principios de teoría General de la Imagen. Madrid: Pirâmide
- Zunzunegui, S. (1989). Pensar la imagen. Madrid: Cátedra
Método de Ensino
A) Aulas expositivas para apreensão de conceitos
B) Leitura/descodificação de textos visuais
C) Exercícios de experimentação/aplicação de conhecimentos
D) Leitura de publicidade impressa e de operações e figuras de retórica visual
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 22 de abril de 2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)