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Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Arte-Final

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

3 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964447.

Docente(s)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Entender conceitos e elementos básicos de uma arte-final digital
2. Adequar a escolha dos softwares e dos formatos de ficheiros à tipologia de trabalho
3. Gerir ficheiros de fontes tipográficas, verificar e corrigir textos para impressão
4. Configurar softwares e ficheiros para a otimização da reprodução da cor
5. Preparar imagens para impressão
6. Verificar e corrigir ficheiros para execução gráfica
7. Elaborar ficheiros digitais, decorrentes de um projeto de design gráfico, para a sua execução gráfica em condições excelentes para reprodução

Programa
1. Introdução à Arte-final
1.1. Fluxo de trabalho da produção gráfica
1.2. Software de edição eletrónica e a sua adequação à tipologia de trabalho
1.3. Formatos de ficheiros e a sua adequação à tipologia de trabalho
1.4. Configurações básicas de ficheiros: dimensões, marcas de corte, marcas de dobra, bleed e slug
2. Preparação de texto para impressão
2.1. Tipos de ficheiros de fontes tipográficas
2.2. Gestão de fontes tipográficas
2.3. Correção e verificação de texto
3. Reprodução da cor
3.1. Composição de cores
3.2. Transparências, trapping e sobreposição
3.3. Gestão de cor
3.4. Definições de cor dos softwares
3.5. Criação e utilização de perfis ICC
4. Preparação de imagens para impressão
4.1. Tipos e formatos adequados de imagem
4.2. Imagens linkadas ou embutidas
4.3. Resolução adequada
4.4. Ajustes básicos de imagens
5. Uso das ferramentas de previsão e verificação prévia
5.1. Verificação prévia de ficheiros e sua correção
5.2. Ficheiros PDF e PDF-X
5.3. Especificações e predefinições PDF
6. Ficheiros abertos e exportação de ficheiros PDF
6.1. Comunicar com a gráfica
6.2. Especificações técnicas

Metodologia de avaliação
Em época de Avaliação por Frequência, a avaliação da UC é contínua e a classificação final resulta da seguinte ponderação: Assiduidade/Pontualidade (5%)+Trabalho em aula e em regime autónomo (5%) + Exercícios práticos propostos em aula (60%) + Projeto (30%)
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus.
A avaliação dos Trabalhadores-Estudantes resulta da seguinte ponderação: Trabalho em regime autónomo (10%) + Exercícios (60%) + Projeto (30%)
Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras semanas de aulas para tomarem conhecimento da sua forma de avaliação.
São dispensados de exame, os estudantes cuja média ponderada seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.
São admitidos a Avaliação por Exame os estudantes que tenham obtido uma classificação na época de avaliação por frequência igual ou superior a 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
Em época de Avaliação por Exame, prevê-se a realização de um exercício de caráter teórico-prático (100%).
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- AMBROSE, G. (2010). The Visual Dictionary of Pre-Press & Production. London: AVA Publishing
- ESTRADA, S. (2010). A Graphic Design Project from Start to Finish. Barcelona: Indexbook
- GATTER, M. (2010). Production for Print. Londres: Laurence King Publishing
- HOMANN, J. (2009). Digital Color Management - Principles and Strategies for the Standardized Print Production. Berlin: Springer-Verlag
- MOREIRA, L. (2009). Arte-final Digital. Tomar: IPT
- McCUE, C. (2014). Real World Print Production with Adobe Creative Cloud. San José, California: Peachpit
- PEDROSA, S. (2019). Mucho diseñito, pero de arte final poquito. _: PreImpressiona.
- SANCHES, M. (2016). Previsibilidade na reprodução da cor : perfis de cor no fluxo do trabalho do designer gráfico [Tese de Doutoramento]. Lisboa: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
- SOPLON, L. e , . (2011). On Print: from the screen to paper and vice versa. Barcelona: Indexbook

Método de Ensino
1. Aulas com recurso aos métodos expositivo e demonstrativo, com apoio audiovisual.
2. Metodologias ativas, com foco na resolução de problemas/exercícios e na aprendizagem baseada em projeto.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Word, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Adobe Photoshop e Adobe Acrobat Pro.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 22 de abril de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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