IPT Logotipo do IPT

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Comportamento Organizacional

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964433.

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a) Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos principais aspetos comportamentais a nível individual e grupal numa organização.
b) Desenvolver competências para melhor compreensão/gestão das pessoas, a nível interpessoal/grupal.
c) Desenvolver sentido crítico e reflexivo sobre o Comportamento Organizacional.

Programa
1. Introdução ao Comportamento Organizacional: delimitação conceptual; fatores disposicionais e situacionais; características e funções gerais das organizações.
2. Comunicação: conceito; processo comunicacional; funções; níveis de análise; competências comunicacionais; barreiras; comunicação não verbal; estilos pessoais de comunicação; comunicação formal e informal; o silêncio e a voz.
3. Motivação: conceito; processo motivacional; teorias e modelos; satisfação no trabalho.
4. Liderança: conceito; influência interpessoal; teorias e modelos explicativos.
5. Comportamentos de cidadania nas organizações: conceito; categorias; dimensões; eficácia organizacional.
6. Conflito e negociação: principais tipos de conflitos; estratégias/táticas competitivas, integrativas e acomodativas; distorções percetivas e enviesamentos cognitivos na negociação.

Metodologia de avaliação
- Em época de frequência, realização de uma prova escrita no final do semestre, para admissão ou dispensa de exame (mínimo de 9,5 valores).
- Prova escrita nas épocas de exame estabelecidas.
- Condições específicas: em qualquer prova escrita se a classificação for maior ou igual a 16,0 (dezasseis vírgula zero) valores o aluno é admitido a uma prova oral (de igual peso que a prova escrita) e a nota final é a média das provas. Caso não compareça será atribuída a classificação de 15 (quinze) valores.

Bibliografia
- ALIS, D. (2014). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa: Edições Piaget
- CAETANO, A. (2011). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora
- GIBSON, J. (2006). Organizações. Comportamento, estrutura e processos. São Paulo: McGraw-Hill
- GONÇALVES, S. (2020). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações. Lisboa: Pactor
- NEWSTROM, J. (2008). Comportamento Organizacional. O Comportamento Humano no trabalho. São Paulo: McGraw-Hill
- PINA e CUNHA, M. (2022). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora Recursos Humanos.
- PROENÇA, T. e VELOSO, A. (2023). Tendências no Trabalho e na Gestão de Pessoas. Lisboa: RH Editores
- REGO, A. (2016). Comunicação pessoal e Organizacional. Lisboa: Editora Sílabo.
- REIS, F. (2020). Manual de Gestão das Organizações – Teoria e Prática. Lisboa: Sílabo
- ROHRICH, O. (2014). Os 11 Elementos da Motivação. Lisboa: Lidel Idioma

Método de Ensino
Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios e jogos de grupo.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 22 de abril de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado