Conservação e Restauro

Conservação Preventiva e Sustentabilidade

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6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 3,0 OT , Cód. 9380103.

Docente(s)
- Ângela Sofia Alves Ferraz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1- Aplicar princípios e métodos de conservação preventiva, fornecendo ferramentas de reflexão crítica para realizar planos de conservação preventiva refletindo uma visão integrada dos fatores de risco e o enquadramento contextual do património cultural.
2- Sensibilizar para os fatores ambientais que contribuem para a deterioração dos bens culturais e estabelecer procedimentos sustentáveis de monitorização e controlo.
3- Adquirir conhecimentos sobre gestão de reservas e acondicionamento de coleções.
4- Adquirir conhecimentos sobre os procedimentos envolvidos na circulação de bens culturais (manuseamento, embalagem e transportes), bem como na sua exposição

Programa
1. Introdução à conservação preventiva
1.1 Conceitos, retrospetiva histórica e campos de ação
1.2 O plano de conservação preventiva
1.3 Gestão e avaliação de riscos

2. Monitorização e controlo ambiental
2.1 Temperatura e humidade relativa
2.1.1 Introdução aos parâmetros termo-higrométricos. O diagrama psicrométrico.
2.1.2 A evolução dos parâmetros termohigrométricos em museus - perspetivas atuais
2.1.3 Monitorização e controlo: recursos e metodologias. Métodos ativos e passivos
2.2 Luz e iluminação
2.2.1 Tipos de fontes de luz
2.2.2 Deterioração por ação da luz
2.2.3 Especificações de normas de iluminação: valores de referência. Equilíbrio entre visibilidade, conservação e sustentabilidade
2.2.4 Monitorização e controlo: instrumentos, estratégias e procedimentos
2.3 Contaminação atmosférica
2.3.1 Formas como os contaminantes atingem os objetos
2.3.2 Principais tipos de contaminantes: fontes e efeitos nos materiais
2.3.3 Monitorização e controlo: normas e procedimentos

3. Controlo integrado de pragas
3.1 Principais tipos de pragas
3.2 Prevenção, deteção e monitorização
3.3 Métodos de controlo de pragas

4. Gestão de reservas, de circulação e exposição de bens culturais
4.1 Planeamento e gestão de reservas: critérios de qualidade
4.1.1 Mobiliário, organização e limpeza
4.1.2 Acondicionamento e manuseamento
4.2 Circulação e exposição de bens culturais
4.2.1 Normas de circulação e documentação
4.2.2 Embalagem e transporte
4.2.3 Mobiliário e materiais de exposição
4.2.4 Montagem de exposições e monitorização

5. Conservação e sustentabilidade
5.1 O papel dos edifícios
5.2 Ambiente e conservação dos materiais
5.3 Novas perspetivas para a conservação sustentável do património cultural






Metodologia de avaliação
A. Participação nas atividades e exercícios realizados em contexto das aulas PL, de presença obrigatória (10%)
B. Realização de um poster, com apresentação oral, em grupo não superior a 3 elementos (25%)
C. Teste escrito (65%)
Os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 10 valores na média ponderada das 3 componentes (A, B, e C) ficam dispensados de exame.
Ficam excluídos de exame os alunos que não tiverem um mínimo de 10 valores na média ponderada das componentes A e B dada por (0,1xA + 0,25xB)/0,35.
Em épocas de exame mantém-se as mesmas 3 componentes de avaliação (A, B, e C) nas mesmas percentagens.

Bibliografia
- Camacho, C. (2007). Plano de Conservação Preventiva: Bases orientadoras, normas e procedimentos. (Vol. 1). Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação
- Caple, C. (2011). Preventive Conservation in Museums. London and New York: Routledge
- Saunders (ed.), D. (2017). Risk management for collections. Amersfoort: Rijksdienst voor her Cultureel Erfgoed
- Saunders, D. (2020). Museum Light. A Guide for Conservators and Curators . Los Angeles: Getty Conservation Institute
- Taylor, J. e L. Beltran (eds.), V. (2023). Managing Collection Environments: Technical Notes and Guidance. Los Angeles: Getty Conservation Institute

Método de Ensino
1. Aulas teóricas expositivas, com recursos audiovisuais e leituras críticas de textos.
2. Aulas praticas-laboratoriais, com estratégias de aprendizagem ativa através de exercícios com base em problemas.
3. Acompanhamento e execução de exercícios.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de junho de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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