
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 45,0 TP , Cód. 83718.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
1. Estabelecer e identificar as relações entre média e sociedade:
-Analisar criticamente o papel dos média na construção social da realidade.
- Reconhecer os média como agentes de poder e de influência cultural.
2. Compreender os conceitos de comunicação de massa, mass média, cultura e transmédia:
-Distinguir comunicação de massa e mass média.
- Interpretar cultura mediática e convergência.
-Explorar narrativas transmédia e novas formas de receção.
3. Compreender aspetos ligados à produção, ou seja, às indústrias dos média, na sua relação com o mundo social
- Analisar a economia política e social da produção mediática.
- Relacionar estruturas de produção com agendas sociais, culturais e políticas.
4. Aprofundar teorias
-Aplicar contributos centrais do pensamento sobre média e sociedade.
-Comparar teorias clássicas com abordagens contemporâneas.
Programa
1. Introdução à sociologia dos média:
-Conceitos de mediação, esfera pública e indústria cultural.
-Perspetivas clássicas: teoria crítica (Adorno & Horkheimer), esfera pública (Habermas), estudos culturais (Stuart Hall).
2. Produção: a indústria dos média e a sua relação com o mundo social:
-Economia política dos média e condicionamentos da produção (Herman & Chomsky modelo da propaganda).
-Estruturas industriais, regulação e impacto social.
-Tensão entre produção independente e mainstream.
3. Conteúdo: representações do mundo social
-Representações de género, raça, classe e poder.
-Teoria da representação e da codificação/decodificação (Hall).
4. Audiência: comunicação de massas e os seus efeitos no público:
-Modelos de receção: teoria hipodérmica, efeitos limitados, usos e gratificações.
-Agenda-setting (McCombs & Shaw), framing (Goffman/Entman), cultivation theory (Gerbner).
-Da audiência passiva à audiência ativa.
5. Novos média e sociedade
-Sociedade em rede (Castells).
-Cultura da convergência (Jenkins).
-Impacto dos novos média nas práticas sociais e culturais.
6. Novos média e a disseminação da informação
-Economia da atenção e algoritmos.
-Fake news, desinformação e fact-checking.
-Democracia digital e bolhas informativas (Pariser filter bubble).
7. Novos média e redes: da massificação à fragmentação:
-Do modelo de massas à segmentação de públicos.
-Long tail (Anderson) e microtargeting.
-Comunidades digitais e participação em rede.
8. Dinâmicas participativas
-Jornalismo cidadão e produsage (Bruns).
-Crowdfunding e produção colaborativa.
-Participação política e cultural em rede (Papacharissi esfera pública online).
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
Nesta época, a avaliação da UC é contínua.
- Trabalho análise de filme 30%
- Trabalho de reflexão teórica 30%
- Prova escrita - 40%
A nota final corresponde à média ponderada destes três elementos de avaliação.
A não realização de um três elementos de avaliação, ou a média de todos inferior a 10, implica a admissão a exame.A apresentação dos trabalhos é obrigatória. A não apresentação implica a anulação do trabalho.
* Avaliação por Exame
- Teste final 60%
- Nota época de frequência - 40%
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes acima definidas.
Bibliografia
- Burton, G. (2010). Media and Society: Critical Perspectives. England: University Press
- Cho, H. e Cannon, J. e Lopez, R. e Li, W. (2022). Social Media Literacy: a conceptual Framework. USA: New Media and Society
- Guzman, A. e Lewis, S. (2020). Artificial Intelligence and communication: a human-machine Communication research agenda. .: New Media and Society
Método de Ensino
1. Exposição de conteúdos teóricos
2. Análise de casos de estudo exibidos em sala de aula
3. Debate a partir de trabalhos apresentados sobre os casos de estudo
Software utilizado nas aulas
NA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável