Cinema e Media Digitais

Artes Visuais e Cultura

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 1º Ano, Anual, 45,0 TP , Cód. 83712.

Docente(s)
- Liliana Cristina Vidais Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Proficiência em língua inglesa

Objetivos
A. Compreender os elementos e princípios da Arte;
B. Relacionar a prática artística com a cultura e a sociedade;
C. Conhecer os principais movimentos estéticos da história da arte;
D. Desenvolver capacidade analítica das expressões artísticas nos seus contextos históricos, sociais e tecnológicos.

Programa
1. Introdução às artes visuais: o que é a arte?
2. Arte na Antiguidade: arte grega; arte romana;
3. Arte na Idade Média e Renascimento: artes medievais dos séculos V-XII; arte gótica; artes do Renascimento e do Maneirismo;
4. Arte Barroca e Neoclássica: arte barroca; artes rococó e neoclássica;
5. Arte Moderna e Contemporânea: arte do século XIX; grandes rupturas;
6. Arte contemporânea global: artes na atualidade.
7. Crítica, ética e estética da arte e cultura contemporâneas.

Metodologia de avaliação
1. Avaliação por Frequência
1.1 Assiduidade e intervenção regular sobre as temáticas em discussão nas aulas (10%).
1.2 Dois testes escritos (presenciais): um teste durante o semestre (45%) e outro teste no final do semestre (45%).

2. Avaliação por exame
2.1 Época Normal: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)
2.2 Época de Recurso: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)
2.3 Época Especial: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)

A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Caeiro, M. (2014). Arte na Cidade. Lisboa: Temas e Debates
- Chalumeau, J. (2023). As Teorias da Arte. Lisboa: Instituto Piaget
- Ferrari, S. (2001). Guia de História da Arte Contemporânea. Lisboa: Editorial Presença
- Pinto, A. e Meireles, F. e Cambotas, M. (2014). A Arte no Ocidente. Porto: Porto Editora

Método de Ensino
1. Exposição de conteúdos teóricos.
2. Análise de obras artísticas apresentadas pelo/a docente.

Software utilizado nas aulas
1. Plataforma utilizada
1.1 Microsoft Teams

2. Software necessário para aplicação dos conhecimentos adquiridos
2.1 Microsoft Word
2.2 Adobe Acrobat Reader
2.3 Open Office
2.4 VLC Media Player
2.5 Quick Time Player

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado