Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 75,0 T + 3,0 OT , Cód. 9932004.
Docente(s)
            - Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro  (2)
- Valter Nuno Garcez da Silva Ventura  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final do curso os alunos devem ser capazes de enquadrar histórico e culturalmente a Arte Ocidental (da Antiguidade até aos nossos dias), demonstrando as várias interpretações que foram sendo atribuídas pelo Homem ao fenómeno artístico.É privilegiada a observação de imagens e a análise inter-artes
Programa
          I  A teoria da Arte como introdução à História da Arte.
1  A periodização artística.
2 - A historiografia artística.
3  O estatuto da obra de arte e sua evolução.
4  Criação artística e juízo estético.
II- A Antiguidade Clássica: um mundo de deuses e heróis. A mitologia e a obra de arte.
1 Noções de estética
2- O mito e a lenda na imagem do artista
3 - A periodização estilística e a evolução estética
III  A Idade Média: um mundo de símbolos. A divinização do terreno
1-A periodização artística.
2  A Arte Românica e a Arte Gótica
IV  A Idade Moderna: um mundo de Homens. 
1- O Renascimento como teoria da imagem artística ocidental
V  A Idade Contemporânea um mundo de indivíduos. A Contemporaneidade como sociedade de imagens
1  O nascimento da Crítica de Arte.
2  Arte moderna para um mundo moderno
3 - A arte e o artista no século XIX.   
4  A arte no século XX
  4.1- A (des)construção dos conceitos de arte e beleza
  4.2- Do pós-moderno ao multicultural
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: 2/3 de presença nas aulas e realização de 2 frequências, cuja nota final terá uma média mínima de dez, sendo que em cada uma delas a nota mínima é 7,5 para ser admitido (ou validada) a outra
Exame final: aprovação com 10
Bibliografia
          
Método de Ensino
          As aulas são leccionadas, com base na análise de obras de arte e interpretação de textos coevos, procurando fazer-se o enquadramento artístico das questões em análise,  e convocando a reflexão dos alunos através do debate construtivo.
Apoio tutorial 
Software utilizado nas aulas
          powerpoint

















